Escola de Verão para Atores 2018
 

Estão abertas as candidaturas para a Escola de Verão para Atores 2018, com o tema "Shakespeare, Sonetos, Sequências"!

A Escola de Verão para Atores 2018 é uma formação intensiva dirigida a atores profissionais e estudantes de teatro que acontece em pleno Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, proporcionando uma experiência singular de formação em regime de residência aberta com um formador de reconhecido mérito para cada umas das áreas abordadas:

Criação I – Guillermo Heras
Teoria do Teatro Isabelino – Alexandra Moreira da Silva
Criação II –  Graeme Pulleyn
Movimento – Isabel Barros
Criação III – Ricardo Simões
Voz – Teresa Lima
Iluminação  – Antonio Simón

Existem 25 vagas para participantes e 50 vagas para assistentes, modalidade destinada a investigadores, professores, jornalistas e críticos de teatro que poderão acompanhar os trabalhos no centenário Teatro Municipal Sá de Miranda.

As candidaturas são avaliadas de acordo com a experiência profissional e as motivações dos candidatos. A frequência da Escola de Verão para Atores tem um custo total 150 euros, que inclui alojamento durante 12 noites em Viana do Castelo.

As inscrições devem ser feitas através do formulário constante no final desta página.

Os participantes serão selecionados de acordo com apreciação curricular e motivações para a inscrição. 

Os assistentes deverão apenas mencionar as motivações para a inscrição.

Os candidatos admitidos serão notificados por correio eletrónico no dia 11 de julho.


 

Horário 

24 julho a 2 de agosto

segunda a sábado

10h00-13h00 / 16h00-19h00 / 21h00-24h00

 

Vagas

25 participantes

50 assistentes 

 

Inscrição

participantes  

150€
com ou sem alojamento incluído

 
assistentes 

25€ 

 


Local de Formação

 

 Teatro Municipal Sá de Miranda, Viana do Castelo, Portugal

 


Alojamento

O Centro Social e Paroquial de Santa Maria Maior dista apenas aproximadamente 300 metros do Teatro Municipal Sá de Miranda. Trata-se de uma IPSS que mantém atividade protocolada com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo para o acolhimento e residência de estudantes do Programa ERASMUS.

Os quartos dispõem de WC privativo e internet wireless. Existe uma cozinha comum que permite a preparação de refeições ligeiras.

 


Professores

Guillermo Heras
Coordenação 

Criação I

Nasceu em Madrid, em 1952. É licenciado em Interpretação pela Real Escola Superior de Arte Dramática e Dança. Ator, Diretor do Grupo Tábano (1974 - 1983) e Diretor do Centro Nacional de Novas Tendências Cénicas (1983 – 1993). Conjugou estas atividades com mais de cinquenta participações em espetáculos profissionais como ator e dramaturgo. Trabalhou textos de Koltés, Pasolini, Nieva, Del Amo, Lorca, Shakespeare, Berkoff, Belbel, Mayorga, Ares, Rodrigo García, Sirera, Brecht, J. R. Fernández, Magua, Moreira da Silva, Bergamín, Sarah Kane, Durringer, Calderón. Diretor e editor das coleções teatrais "Nuevo Teatro Español", "Nueva Escena", "Teatro Español Contemporáneo" e "Teatro Americano Actual". Autor de diversos livros teóricos e várias obras dramáticas. Atualmente é diretor da Mostra de Teatro Espanhol de Autores Contemporâneos. Foi membro fundador do Teatro del Astillero. Recebeu o Prémio Nacional de Teatro em 1994 e o Prémio Lorca de Teatro em 1997. Dirigiu no TN-CDV, em Viana do Castelo, "Cartas de Amor a Staline" (2001) de Juan Mayorga, "Édipos" (2000), de Alexandra Moreira da Silva e "Psicosis 4.51", de Sarah Kane (2002).

É consultor artístico do Teatro do Noroeste – CDV desde 2015.

 

Alexandra Moreira da Silva 

Vanguardas Artísticas

Professora no Instituto de Estudos de Teatro na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III. Bolseira da Fundação Gulbenkian entre 2000 e 2003, doutorou-se em 2007 com a dissertação La question du poème dramatique dans le théâtre contemporain (Faculdade de Letras da Universidade do Porto / Université Sorbonne Nouvelle – Paris III). É investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (FLUP) e do “Groupe de recherche sur la Poétique du drame moderne et contemporain” (Sorbonne Nouvelle-Paris III). Áreas de investigação: Estudos de teatro e estudos de tradução. Traduziu peças de autores franceses, portugueses, brasileiros e argentinos, e vários ensaios sobre teatro, nomeadamente O Futuro do Drama de Jean-Pierre Sarrazac. É membro do comité de leitura da “ Maison Antoine Vitez” e da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Tem vários artigos publicados sobre dramaturgia moderna e contemporânea e sobre tradução de textos de teatro. Em 2011, foi distinguida pelo governo francês com o título de Chevalier dans l’ordre des Palmes Académiques.

É consultora dramatúrgica do Teatro do Noroeste - CDV desde 2017.

 

Antonio Simón

Iluminação

Nasceu em 1949 em A Coruña. Licenciado em Arte Dramática (Interpretação) e Doutorando na Universidade de A Coruña (Estratégias Cognitivas nas Didáticas dos Feitos Culturais). Tem vários textos publicados e artigos de opinião sobre o mundo do Teatro. Leciona Direção Cénica, Espaço Cénico, Interpretação e Espaço Cénico em Escolas de Teatro da Galiza. Ator de teatro, cinema, vídeo e televisão. Realizou, dirigiu e produziu para cinema, vídeo e televisão. Encenou diversos espetáculos de teatro, tendo “O Caso Otero” ganho o Prémio de Teatro Rafael Dieste em 2007. Concebeu igualmente o espaço cénico, figurinos e iluminação de vários espetáculos, entre os quais no Centro Dramático de Viana (2000, 2001, 2002 e 2011). Recebeu vários prémios e distinções, entre os quais o Premio de la Critica de Las Artes de La Representación (Vigo), Prémio de Cenografia nos Premios de Teatro del Correo Galego e da ADE, Prémio AGAPI para melhor filme e melhor direção (“La Novia de Medianoche”) e Premio XIRIA a la Labor Teatral, no XIX Festival de Cangas.

 

Isabel Barros 

Movimento 

Ao longo da sua carreira tem desenvolvido trabalho como coreógrafa, intérprete, programadora e formadora. Nasceu no Porto e é membro da direção do balleteatro do qual foi fundadora. Após a sua formação inicial em dança clássica com Ruth Howner realizou diversos cursos em dança contemporânea e composição em Paris, onde residiu e estudou. Participou em diversos seminários dirigidos por Gisèle Barret e Pierre Voltz no Institut d' Etudes Théâtrales – Paris III. Em 1996, Berlim, fez um estágio com Susanne Linke onde desenvolveu trabalho na área da performance a solo. Estudou teatro e conclui a licenciatura do Curso Superior de Teatro na Escola Superior Artística do Porto. Colaboradora regular do Teatro de Marionetas do Porto, desde 1994, fez também direção coreográfica do espetáculo O Lobo Diogo e o Mosquito Valentim, dirigidos por João Paulo Seara Cardoso e apresentados na Casa da Música no Porto. Como programadora concebeu para o balleteatro auditório diversos ciclos de espetáculos nas áreas da dança, do teatro e da música privilegiando formatos transversais e alternativos e dedicando momentos para criadores emergentes. Recebeu o prémio Almada (1999), atribuído ao balleteatro, como distinção do trabalho realizado ao nível da programação. Relacionado com esta atividade tem colaborado com diversas redes nacionais e internacionais e é membro do conselho artístico de Repérages Danse à Lille. É professora no balleteatro, na Escola Superior Artística do Porto e na Escola Profissional de Musica de Espinho e formadora convidada noutras instituições. É responsável pela coordenação de vários projectos artísticos de carácter social. Recebeu o 1ºprémio Giros – festival de Artes, um evento APNA, Associação Promoção Novos Artistas, pelo trabalho realizado com bailarinos, atores, músicos e um grupo de pessoas portadoras de deficiência, numa colaboração entre o balleteatro e o Centro Regional de Paralisia do Norte. Em 2008 lançou o seu primeiro livro, “Quando é que chegamos?”, especialmente dirigido às crianças. Desde Novembro de 2010 é diretora artística do Teatro de Marionetas do Porto.

 

Teresa Lima

Oralidade

Licenciada em Filologia Românica, fez curso de Formação de Atores da Comuna Teatro de Pesquisa e o Curso de Arte de Dizer do Conservatório Nacional. Foi professora de Português no ensino Preparatório e Secundário e de Linguística no Ensino Superior. Como atriz trabalhou na Comuna, Novo Grupo (de que foi a fundadora) e O Bando. Como professora de voz, lecionou nas escolas Ballet Teatro, Academia Contemporânea do Espetáculo, Escola Superior de Dança e Etic, entre outros. Atualmente, faz parte da Direção Artística do Teatro O Bando tendo sido responsável pela Oralidade de cerca de 30 espetáculos desta companhia. É formadora de professores e de profissionais que usam a voz em público.

 

Graeme Pulleyn

Criação II

 

Nasceu em Inglaterra em 1967. Estudou Teatro na Universidade de Warwick e veio para Portugal em 1990, como voluntário num projeto de desenvolvimento comunitário na Serra do Montemuro (Castro Daire). Viveu 15 anos na serra e cofundou o Teatro Regional da Serra do Montemuro (TRSM). Trabalhou como ator e encenador em espetáculos como “Lobo-Wolf”, “A eira dos cães” e “Hotel Tomilho”. Vive em Viseu desde 2005, onde trabalha como encenador e ator independente. Projetos recentes incluem: “Dimas”, com Carlos Bica e Suzana Branco, “A partir do Adolescente Míope”, com Romulus Neagu e Luís Pedro Madeira e “A fábula do peixe que muda”, de Madalena Victorino. Colabora regularmente com o Teatro Viriato, no Projeto PANOS. É professor de Expressão Dramática na Escola Superior de Educação de Viseu e coordenador do projeto de reinserção social Humanizarte. A convite do Teatro do Noroeste - CDV encenou, em 2016, o espetáculo "Anjo Branco", criação com o Projeto Comunidade do Teatro do Noroeste - CDV a bordo do Navio Hospital Gil Eannes, que integrou o 40º FITEI - Festival internacional de Teatro de Expressão Ib. Também em 2017 co-criou e encenou o espetáculo (I)migrantes.


 


Ricardo Simões

Criação III

Natural de Viana do Castelo, 1979. Licenciado em Gestão Artística e Cultural pelo IPVC com 18 valores, recebeu por duas vezes a Bolsa de Mérito Académico MCTES-DGES. Doutorando em Estudos Culturais nas universidades do Minho e de Aveiro, integra o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Estreou-se profissionalmente como ator em 1997 no Teatro do Noroeste – CDV. Trabalhou com as companhias Seiva Trupe, Teatro Experimental do Porto, Entretanto Teatro, Trigo Limpo – Teatro ACERT, Teatro O Bando e com os encenadores Ulysses Cruz, Carlos Avillez, João Grosso, Fernando Gomes, Norberto Barroca, Xúlio Lago, Manuel Geraz, Castro Guedes, José Martins. No Teatro do Noroeste – CDV, entre 1997 e 1999, e desde 2006 até à data, participou em 50 produções como ator, assistente de produção e de encenação, dramaturgo e encenador. Em 2012, estreou-se como dramaturgo e, em 2013, assinou a sua primeira encenação profissional, tendo escrito e dirigido, a partir de então, 10 novas criações para a companhia vianense. Numa dinâmica de qualificação artística, tem vindo a promover colaborações entre criadores nacionais e estrangeiros como Nuno Cardoso, Gonçalo Amorim, José Prata, Antonio Simón, Graeme Pulleyn, Alexandra Moreira da Silva, Olga Roriz, João Mota, Guillermo Heras e o Teatro do Noroeste - CDV, companhia que dirige artisticamente desde setembro de 2015.


 Mais informações: 

escoladeverao@centrodramaticodeviana.com

258 823 259 / 967 552 988

 


Candidaturas

  

 

  Participante (assinalar um):
    
  Assistente (assinalar um):
    
  Nome:
    
  Idade (opcional):
    
  Morada:
    
  Nacionalidade:
    
  Telefone/telemvel:
    
  Email:
    
  Link para CV (opcional):
    
  Formao e Experincia:
    
  Observaes:
    
  Necessita de alojamento:
    
  Autorizao Tratamento de Dados: