FITEI em Viana 2019!

 

O Teatro do Noroeste - CDV acolhe o FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica) na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda e no Centro Histórico da cidade de Viana do Castelo, com a seguinte programação:

 

18 de maio – Colônia (BRASIL)

 

© Espetáculo Colônia, Meta Produções

 

O espetáculo Colônia, de Vinícius Arneiro é apresentado no dia 18 de maio, às 18h00, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, seguido do Digestivo – Conversas Pós-Espetáculo.

A partir de uma “palestra-performance”, o espetáculo enfatiza uma realidade social histórica e convida a plateia a acompanhar a evolução de um pensamento voltado às designações da palavra colónia. Para que a diversidade de definições tivesse uma confluência, dois factos catalisadores foram escolhidos: a condição colonial do Brasil com muitos aspetos ainda em pleno vigor nas dinâmicas e nas mentalidades, e a história do “manicómio” Hospital Colônia de Barbacena- Minas Gerais (Sudeste do Brasil), onde 60 mil pessoas foram torturadas e mortas. Ao mesmo tempo, por meio de uma análise sintática e morfológica, o espetáculo cria relações e discute forças propulsoras para uma ideia de descolonização, sobretudo do pensamento.


Dramaturgia de Gustavo Colombini, encenação de Vinicius Arneiro, interpretação Renato Livera, projeto de cenário, som e figurino de Renato Livera e Vinicius Arneiro, iluminação de  João Gaspary.

Este espetáculo tem duração aproximada de 55 minutos (sem intervalo) e está classificado para maiores de 16 anos.

O preço dos bilhetes varia entre 4 e 10 euros e podem ser reservados através do email tmsm@cm-viana-castelo.pt.

 

 
 

18 de maio - Palankalama Concerto

 

© Palankalama Concerto

Se é fã de um ambiente acolhedor e intimista que associa aos clubes de jazz nova-iorquinos, este é ideal para si. No dia 18 de maio, teremos em Viana do Castelo o grupo musical Palankalama que estará presente na Porta Mexia Galvão, no centro histórico, à 00h15.


Palankalama é um quarteto portuense dedicado à música instrumental, com composições que se inspiram na música tradicional/folk de diversas regiões. Cada tema é uma procura de um cenário onde se desenvolve um argumento. Recorrendo à energia do rock e ao legado do jazz, a narrativa é construída pelos quatro elementos da banda numa procura por “lugares de ficção”.
 

Bandolim, Guitarra Pedro João
Guitarra José Ricardo Nogueira
Contrabaixo Anibal Beirão
Bateria, percussão Rui Guerreiro 

 


 

19 de maio - Ella sobre ella (URUGUAI)

 

© Espetáculo Ella sobre ella, Teatro Solis

 

Se há coisa que não queremos é ouvi-lo dizer: "Não sei, se irei ver". O público espanhol rendeu-se a este espetáculo e apostamos que você também! Posto isto, deixamo-lhe aqui uma boa sugestão de domingo à noite.


Ella sobre ella, de Marianella Morena, da companhia Teatro Solis (Uruguai) é apresentado na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, domingo dia 19 de maio, às 21h30.
Após a sessão dar-se-á lugar ao habitual Digestivo – Conversas Pós-Espetáculo, entre públicos e intérpretes.

Carlota Ferreira (1838–1912) desafiou a moral do tempo com uma sexualidade livre, num pacato Montevideo do século XlX. Trabalhamos a partir desta figura, do carácter histórico em diálogo com a atualidade, estabelecendo uma ponte entre história, arte, mulheres, erotismo e convenções que marcam uma época. Conhecemos a sua imagem porque o "pintor da pátria", Juan Manuel Blanes, a imortalizou, mas este é o seu olho sobre um corpo, é a aparência de uma mulher vista por um homem. Nenhum artista é objetivo, a arte é isso mesmo: transformar a realidade para criar universos paralelos.  Transferimos a sua irreverência para cena, com um público ativo, estilo e tom contemporâneos; Carlota convida-nos a duvidar do peso das heranças e das dificuldades em ser livre. O que faço para te seduzir, para te convencer? Que técnica, que disciplina?

Texto e direção de Marianella Morena, espaço cénico de Johanna Bresque e Ivana Domínguez, interpretação de Mané Pérez, cenografia de Alejandro Roquero, iluminação de Ivana Domínguez, vestuário de Johanna Bresque, assistente de vestuário de Stefanía Reta, confeção de vestuário Mariela Villasante e assistente de direção Agustín Urrutia.

Ella sobre ella tem a duração aproximada de 80 minutos (sem intervalo) e está classificado para maiores de 16 anos.

O preço dos bilhetes varia entre 4 e 10 euros e podem ser reservados através do email tmsm@cm-viana-castelo.pt.

 

Informações: 258 823 259/967 552 988 

geral@centrodramaticodeviana.com