Escola de Verão para Atores 2017!

 

Estão abertas as candidaturas para a Escola de Verão para Atores 2017, com o tema Poesia e Vanguarda: Almada Negreiros, Federico Garcia Lorca e Vladimir Maiavokvsi.

A Escola de Verão para Atores 2017 é uma formação intensiva dirigida a atores profissionais e estudantes de teatro que acontece em pleno palco do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, proporciona 9 dias de formação em regime de residência aberta com um formador de reconhecido mérito para cada uma das áreas abordadas: Lorca - Guillermo Heras; Almada Negreiros - Ricardo Simões; Maiakovski - Gonçalo Amorim; Movimento e Oralidade - Isabel Barros e Teresa Lima; Investigação Multimédia - Antonio Simón; Vanguardas Artísticas - Alexandra Moreira da Silva.

Há 25 vagas para atores-participantes e 50 vagas para participantes-assistentes, modalidade destinada a investigadores, professores, jornalistas e críticos de teatro que poderão acompanhar os trabalhos no emblemático Teatro Municipal Sá de Miranda.

Consulte aqui todas as informações e o formulário de candidatura.

Informações: 258 823 259 | 967 552 988 

 escoladeverao@centrodramaticodeviana.com 

Feira Medieval de Viana 2017!

 

© Inês Barbosa

Recriando o ambiente medieval, este foi um fim de semana temático que transformou o rosto de Viana do Castelo, transportando os seus habitantes e visitantes ao longínquo ano de 1258, data de atribuição da Carta de Foral a Viana da Foz do Lima, por El-Rei D. Afonso III.

Sob o tema do reinado afonsino, e paralelamente às muitas bancas de mercadorias espalhadas pelas ruas vianenses teve lugar, no dia 16 de junho, às 22h00, a Abertura da Feira Medieval de Viana 2017, com articulação de todos os grupos amadores e associações culturais e recreativas do Concelho de Viana do Castelo que participaram na animação do evento. 

Através do Teatro do Noroeste - CDV esta iniciativa, organizada pela VianaFestas, com apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, contou com um leque de atores profissionais e amadores que, trabalhando em conjunto, pontuaram os dias medievais de Viana com diferentes, caraterísticas e muito divertidas animações de rua em que participaram, no total, mais de 220 pessoas, entre atores, músicos, bailarinos e figurantes provenientes de variadas associações nacionais e internacionais, e ainda voluntários da comunidade vianense.

No domingo, 18 de junho, por decisão da organização, a animação da Feira Medieval foi suspensa a partir das 12h00, num gesto de solidariedade e respeito para com as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

Informações: 258 823 259 | 967 552 988 

 geral@centrodramaticodeviana.com 

FITEI em Viana no feriado!

 

© Susana Neves

O FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica esteve em Viana do Castelo com dois espetáculos gratuitos, e realizados ao ar livre, no passado dia 10 de junho, sábado.

O primeiro espetáculo fez parte da programação nacional: "E-nxada", da companhia portuense Erva Daninha, que se apresentou às 15h00, no anfiteatro do Jardim da Marina. Este é um espetáculo de circo contemporâneo, destinado a todos os públicos, que explora a experiência e o imaginário rurais a partir de um ponto de vista urbano, com base na enxada, ferramenta ancestral que cava até aos dias de hoje, um instrumento de trabalho e símbolo de ligação entre o passado e o presente - e a que, num contraponto irónico, se associam objetos do nosso eletrónico quotidiano.

Logo de seguida, pelas 17h00, apresentou-se o espetáculo "Todo lo que está a mi lado", do renomado criador argentino Fernando Rubio, em frente ao coreto do Jardim Marginal de Viana do Castelo. "Todo lo que está a mi lado" necessita apenas de uma cama, de uma atriz e um espetador. Desenrola-se ao longo de dez minutos, em extrema intimidade, uma história que esteve latente em algum lugar na mente durante 25 anos. Esse lugar real e imaginário dá forma a um novo pensamento estético sobre a intimidade, o movimento subtil, a ligação com os outros, a nossa presença no tempo e a estranha forma de habitarmos espaços de afetos relacionados com o desconhecido.

A cidade de Viana do Castelo é uma das três organizadoras desta 40ª edição do FITEI, através de uma parceria conseguida pelo Teatro do Noroeste - CDV, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.


Informações: 258 823 259 | 967 552 988 

 geral@centrodramaticodeviana.com 

FITEI chegou a Viana!

 

© Tamara de La Fuente

O FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica chegou a Viana do Castelo no passado fim de semana, nos dias 3 e 4 de junho, após ter tido início no Porto no primeiro dia do mês.

O grande destaque da programação internacional foi o espetáculo "Calypso", da companhia galega Voadora, que se apresentou no Teatro Municipal Sá de Miranda no dia 3 de junho, às 21h30.
Os protagonistas do espetáculo são R, G e B, as cores que compõem a nossa realidade, trabalhadores entre dimensões que desenham os contornos do nosso mundo antes que nos levantemos todas as manhãs para vê-lo.
"Calypso" tem encenação da criadora espanhola Marta Pazos, interpretação de Hugo Torres, Marta Pazos e Jose Diaz, iluminação de Rui Monteiro, cenografia de José Capela e figurinos de Fany Bello. Ao espetáculo seguiu-se o tradicional Digestivo - Conversas pós-espetáculo, entre atores e público.

O destaque da programação nacional foi a reposição do espetáculo "Anjo Branco", do Teatro do Noroeste - CDV, nos dias 3 e 4 de junho, pelas 16h00, no Navio Hospital Gil Eannes. Este projeto, encenado por Graeme Pulleyn e no qual participaram quase 60 membros do Projeto Comunidade da companhia vianense, foi um enorme sucesso aquando das suas primeiras representações, em 2016, o que levou à sua integração nesta 40ª edição do FITEI, do qual Viana do Castelo é uma das cidades organizadoras, juntamente com o Porto e Matosinhos.

Informações: 258 823 259 | 967 552 988 

 geral@centrodramaticodeviana.com 

 

Programação mai-jul 2017!

 

Informações: 258 823 259 | 967 552 988 

 geral@centrodramaticodeviana.com