21 de dez, 21h30: Desmesura, de Hélia Correia!

  


© Eduardo Pinto

A companhia A Escola da Noite, de Coimbra, apresenta Desmesura, de Hélia Correia, com encenação de Igor Lebreaud, Jarbas Bittencourt e Sofia Lobo, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, no dia 21 de dezembro, às 21h30.

A autora Hélia Correia elimina nesta peça algumas personagens da tragédia original e acrescenta outras, mulheres. A ação situa-se num espaço que tradicionalmente lhes está destinado – a cozinha – e são personagens habitualmente sem voz – escravas – que confrontam a protagonista e o seu amor desmesurado, o seu ciúme, a sua reação violenta à traição de Jasão.

Para além de uma reflexão sobre a força avassaladora e incontrolável do amor e da sua proximidade à loucura, Desmesura é também um belíssimo poema sobre viagens forçadas, exílios, escravidão, sobre o peso dos juramentos, sobre o poder das línguas e da linguagem, sobre a importância das palavras.

Este espetáculo conta com a interpretação de Ana Teresa Santos, Daniela Marques, Igor Lebreaud, Lucília Raimundo, Miguel Magalhães, Sofia Lobo, espaço cénico de Carlos Júlio e Sofia Lobo, direção musical de Jarbas Bittencourt e desenho de luz de Danilo Pinto.

Após o espetáculo, haverá o habitual Digestivo, conversa entre intérpretes e público.

O preço dos bilhetes varia entre 4 e 10 euros e podem ser reservados através do email tmsm@cm-viana-castelo.pt.

Informações: 258 823 259/967 552 988 

geral@centrodramaticodeviana.com  

      

Pathelin: Uma comédia imperdível de 4 a 7 dez!

       

© Bruno Simão 


A comédia O Circo Rataplan Apresenta: A Farsa de Mestre Pathelin, dirigida por João Mota, naquela que é a primeira coprodução entre o Teatro do Noroeste - CDV e A Comuna - Teatro de Pesquisa está em cena de 4 a 7 de dezembro, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

Estreado na abertura do Festival de Teatro de Viana do Castelo e apresentado no Teatro da Comuna, em Lisboa, durante o mês de novembro, O Circo Rataplan Apresenta: A Farsa de Mestre Pathelin, é uma adaptação do texto anónimo francês do século XV, La Farse de Mâitre Pathelin, reescrito por Richard Démarcy e já levado à cena no Théâtre de La Ville, em Paris, pelo encenador luso-francês Emmanuel Démarcy-Mota.

Com interpretação de Alexandre Calçada, Carlos Paulo, Elisabete Pinto, João Mota, Hugo Franco, Maria Ana Filipe, Miguel Sermão, Tiago Fernandes e os músicos Luís Bastos e Marinus Luyks, o espetáculo está em cena de quarta a sexta-feira às 21h30 e, ao sábado, às 16h00 e às 21h30, nos dias 4, 5, 6 e 7 de dezembro.

No dia 6 de dezembro, o GESTU - Tradução em Língua Gestual Portuguesa acontece em simultâneo com o espetáculo e o Digestivo - Conversas Pós-Espetáculo, logo após o seu término. E no dia 7 de dezembro, antes da sessão das 16h00, decorre o Ver Com As Mãos - Reconhecimento Sensorial da área de representação para cegos.

O preço dos bilhetes varia entre 4 e 10 e podem ser reservados através do email tmsm@cm-viana-castelo.pt.

Informações: 258 823 259/967 552 988 

geral@centrodramaticodeviana.com

    

Festival com Excelente Balanço!

      

 © Luar Imagem 


A terceira edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo foi um sucesso!

Entre 10 e 18 de novembro, ao longo de 9 dias consecutivos, 17 representações de 13 diferentes espetáculos atraíram milhares de espetadores de todas as idades a Viana do Castelo, ao Teatro Municipal Sá de Miranda e ao Café Concerto do TMSM.

O Festival de Teatro de Viana do Castelo 2019 registou um crescimento superior a 53% em número de espetadores e um incremento de 27% do número de espetáculos programados, assim como uma taxa de ocupação média de 84% das salas de espetáculo.

Em termos qualitativos, o ecletismo e a inclusão foram as marcas mais impressivas da seleção de espetáculos de estéticas diversas que foram apresentados aos mais distintos públicos, numa programação que que conjugou diversidade e qualidade artística com mediação, educação e inclusão.

Como é habitual, no Festival de Viana, cada espetáculo é antecedido pela iniciativa Ver Com as Mãos, acompanhado pelo Gestu - Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa e precedido do Digestivo Conversas Pós-Espetáculo, num ambiente de festa do teatro e de desenvolvimento de públicos para as artes que faz do Alto Minho a capital do teatro em Portugal ao longo de 9 dias.

Por estes dias, prestigiados criadores e intérpretes de Portugal e Espanha, como João Mota, Carlos Paulo, Rita Ribeiro, Bruno Nogueira, Quique Mendez, Pedro Ossório, Cristina D. Silveira e coletivos e companhias como A Comuna - Teatro de Pesquisa, Teatro de La Fundición de Sevilla, Jean-Philippe Kikolas, Teatro Nacional 21, Teatro Artimagem, Teatro Regional da Serra do Montemuro, entre outros, para além da companhia anfitriã, o Teatro do Noroeste - CDV.

A Direção e a Direção Artística do Teatro do Noroeste - CDV e do Festival de Teatro de Viana Castelo agradecem aos públicos e a todas as pessoas e instituições que contribuem para fazer do Festival de Teatro de Viana do Castelo um momento distintivo da vida cultural do território do Alto Minho.
 
De resto, a Equipa do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana do Castelo já prepara a edição 2020 do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se realizará, como sempre, de 10 a 18 de novembro!
 

Informações: 258 823 259/967 552 988 

geral@centrodramaticodeviana.com    

       

Anúncio de Recrutamento!

   
 

© Rui Carvalho

Para integração na Equipa Residente do Teatro do Noroeste - CDV:

Técnico(a) de Iluminação de Cena

Pretende-se

  • Experiência profissional ou formação em Luz e Som

  • Residência na área de Viana do Castelo 

  • Carta de Condução de veículos da categoria B

  • Capacidade para trabalhar em equipa, por turnos e em horários adaptáveis

  • Responsabilidade, versatilidade e profissionalismo

 

Oferece-se:

  • Remuneração compatível com a função

  • Integração na Equipa Residente do Teatro do Noroeste - CDV

  • Formação e atualização contínua

  • Estabilidade profissional

  • Perspetiva de progressão na carreira

Enviar Curriculum Vitae (1 página) para geral@centrodramaticodeviana.com.

Informações: 258 823 259/967 552 988 

geral@centrodramaticodeviana.com    

  

Programação 2019!

   
Acompanhe a nossa programação deste ano através do nosso programa digital!

 
   


 
Aconselhamos a visualização com "zoom" (para tal, é só clicar no quadrado que aparece no centro da imagem).


Entidades Convidadas 2019

Teatro Solis (URU)

Meta Produções (BRA)

Centro Dramático Galego 
(ESP)

Tranvia Teatro (ESP)


A Panadaría 
(ESP)

Teatro Guirigai 
(ESP)

Jean Phillipe Kikolas (ESP)

Karlik Danza Teatro (ESP)

Teatro de La Fundición de Sevilla (ESP)

FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (Porto)

Art'Imagem (Maia)

ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve (Faro)

Companhia de Teatro de Braga (Braga)

O Teatrão (Coimbra)

A Escola da Noite (Coimbra)

Urso Pardo (Cascais)

Teatro do Montemuro (Castro Daire)

Nicho - Associação Cultural (Viseu)

A Comuna - Teatro de Pesquisa (Lisboa)
 
Magiabrangente (Lisboa)

Bruna Carvalho (Lisboa)

APPACDM Ponte de Lima (Ponte de Lima)

Cegada Grupo de Teatro (Alverca)

Teatro Nacional 21 (Lisboa)

Ensemble de Actores (Porto)

Teatro Plage (Lisboa)


Companhia de Teatro de Almada (Almada)

Força de Produção (Lisboa)

Artistas Unidos (Lisboa)
 

Informações: 258 823 259/967 552 988 

geral@centrodramaticodeviana.com

2019-01-13