ATIVAjúnior
 
 Oficina de Teatro com Jovens
 
 

À semelhança do projeto ATIVAsénior e fruto dos workshops desenvolvidos recentemente, o Teatro do Noroeste - CDV criou em Setembro de 2014 o ATIVAjúnior, destinado aos mais jovens, com a finalidade de continuar a aprofundar a ligação artística e cultural entre a companhia e a comunidade.

A programação desta Oficina de Teatro contempla a preparação de adolescentes, na faixa etária dos 12 a 18 anos, para a prática e fruição teatrais.

A prática teatral com os adolescentes envolve o fazer e apresentar, assim como a formação de público infanto-juvenil. As sessões contemplam a investigação do espaço cénico, a pesquisa do movimento corporal, a expressão vocal e rítmica do formando-ator, que também participa na investigação dos elementos que compõem o cenário, os figurinos, a iluminação e a sonoplastia inerentes à produção teatral.

O primeiro espetáculo do ATIVAjúnior, “Viram-me Atirar Pedras À Lua”, a partir de “Histórias Mínimas” de Javier Tomeo, com encenação e dramaturgia de Ana Perfeito e Tiago Fernandes, estreou no dia 6 de junho de 2015, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

 

No dia 22 de maio de 2016, às 16h00, no Navio Hospital Gil Eannes, em Viana do Castelo, estreou "Anjo Branco", com encenação de Graeme Pulleyn a partir de Bernardo Santareno, um espetáculo que juntou mais de 60 atores amadores provenientes das oficinas de teatro regulares do Teatro do Noroeste - CDV: ATIVAsénior, ATIVAjúnior e Enquanto Navegávamos.

Em cena nos dias 22, 28 e 29 de maio, sempre às 16h00, "Anjo Branco" foi um enorme sucesso e teve lotação completa em todas as suas apresentações, levando abertura de duas sessões extra, nos dias 4 e 5 de junho, também elas esgotadas.

Em 2017, o espetáculo foi reposto nos dias 3 e 4 de junho, no âmbito da 40ª edição do FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, do qual Viana do Castelo foi, este ano, uma das cidades organizadoras, juntamente com o Porto e Matosinhos.


  Informações e inscrições: 258 823 259
geral@centrodramaticodeviana.com